O secretário de Turismo de Porto Velho, Paulo Moraes, segue mais interessado em se promover politicamente do que em gerir a pasta que lhe compete. Neste sábado, ele esteve em uma ação de saúde na comunidade rural Nova Aliança, a mais de 30 km da capital, como se integrasse à equipe da Semusa.
Em publicação nos stories, Paulo afirmou: “hoje realizamos uma visita técnica no bairro Nova Aliança, com objetivo de identificar melhorias e ouvir as demandas da comunidade”. Além de se intrometer em outra secretaria, com a qual não possui nenhuma experiência ou conhecimento técnico, o secretário ainda demonstrou total desconhecimento geográfico ao chamar uma comunidade rural de “bairro”.
Fontes internas afirmam que a presença de Paulo Moraes em eventos e ações que não dizem respeito à sua secretaria já virou rotina. A estratégia é clara: marcar presença onde há maior visibilidade, especialmente em iniciativas ligadas à saúde e assistência social, áreas que naturalmente geram mais apelo junto ao eleitorado. O secretário, segundo aliados próximos, trabalha abertamente para se viabilizar como candidato nas próximas eleições municipais, utilizando a máquina pública como vitrine pessoal.
Enquanto isso, a Secretaria de Turismo permanece negligenciada. O Arraial da Prefeitura, realizado na sexta-feira e que deveria ser articulado por ele em conjunto com a Funcultural e a Endur, foi um fiasco: palco pequeno, iluminação precária, energia instável e queixas generalizadas da população, além de contratos com valores considerados altos.
O papel que deveria exercer, de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico, segue esquecido. Paulo Moraes parece mais interessado em se projetar politicamente, surfando na popularidade de ações executadas por outras secretarias, do que em cumprir com a função pública que lhe foi confiada. O turismo da capital, que poderia ser uma das principais ferramentas de geração de emprego e renda, segue sem planejamento estratégico, enquanto o secretário prioriza sua autopromoção e articulações eleitorais.
Nos próximos dias, Paulo deve embarcar para São Paulo e Balneário Camboriú em mais uma ação supostamente voltada à promoção turística, mas que já gera questionamentos sobre qual será, de fato, o retorno real para a cidade de Porto Velho. Para muitos, trata-se apenas de mais uma oportunidade para reforçar sua exposição pessoal, enquanto os problemas locais seguem sem solução.


Comentários: